Zéq’Oliver ministra aula de Técnica Vocal na Escola de Arte Valdice Teles

Cultura
23/09/2015 17h21

A Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), passou neste semestre por mudanças estruturais o que ocasionou a criação de uma nova grade metodológica, tornando-a mais atraente e dinâmica, com o intuito de aperfeiçoar a aprendizagem nas áreas da dança, música e artes cênicas.

A reforma também visou trazer maior formação teórica como base, principalmente para alunos da rede pública, funcionando como curso preparatório para quem deseja entrar no curso de graduação em música da Universidade Federal de Sergipe (UFS), incluindo também ainda aulas de musicalização infantil destinado ao publico entre 06 e 12 anos.

O Cantor, compositor, pianista, preparador vocal e professor de canto lírico Zéq’Oliver compõe a lista de profissionais dessa nova estrutura, comandando a turma de Técnica Vocal. Uma aula onde é mesclando a teoria e a prática, despertando nos alunos a inquietação de fugir do básico. “Foi pedido para que a turma se dividisse em grupos para que fossem realizados seminários voltados à música vocal, deixando a música em geral um pouco de lado. E sempre trazendo exemplos para que os alunos se familiarizem com os músicos do nosso objeto de trabalho”, comenta.

A música vem transformando o dia a dia de muitos alunos e um exemplo disso é a enfermeira, Maria Elinelza, que encontrou nas aulas de canto uma saída para seu problema de saúde. “Estou no processo de tratamento contra depressão e encontrei na música e na Escola de Arte uma terapia. Eu vejo essa oportunidade como algo excelente. Acho que projetos como esses deveriam ser multiplicados e transformados em projetos de ressocialização para pessoas que muitas vezes não tem oportunidade. Eu estou me sentindo muito privilegiada em participar do curso e acima de tudo com esse professor que é tão fera no assunto” afirma.

O professor de artes visuais, Luiz Torres, viu a Escola de Arte como um local onde poderia preencher uma lacuna que existiu na sua vida profissional. “No início eu quis me inscrever nas aulas de violão, mas não consegui chegar a tempo da inscrição, que encerrou em menos de uma hora. Foi ai que optei por fazer a de técnica vocal e para a minha surpresa o professor é o mais conceituado do Estado, fiquei muito feliz com tudo que irei aprender com ele e poder passar para os meus alunos”, diz.

Foi atuando na área Gospel que Zeq iniciou suas viagens musicais pelo instrumento que toca: o piano. Influenciado por Michael Jackson, Ray Charles, Stevie Wonder e outros grandes nomes da música, Zeq foi formando seu perfil musical. Em 1994 formou-se em piano e deu início à graduação em Música na Universidade Federal da Bahia aonde estudou composição, regência e canto lírico. Durante os 10 anos que ficou em Salvador, Zeq preparou diversos cantores de todos os gêneros.

Escola de Artes Valdice Teles

A Escola de Artes Valdice Teles promove mais de 15 cursos que inclui instrumentos de corda, sopro, percussão e uma Orquestra de Câmara, com ensaios as sextas e sábados. A Valdice funciona nos três turnos manhã, tarde e noite e está localizada na Rua Vila Cristina, 354, bairro São José. Mais informações através do telefone 3211-6913.